Green Cleaning

Limpar a casa, lavar as roupas, a louça na pia…
Não faltam trabalhos domésticos de limpeza no nosso dia a dia;
e muito menos produtos disponíveis no mercado para cada uma dessas atividades.
Mas você já ouviu falar em green cleaning ou conhece algum produto dessa linha?


Basicamente, green cleaning (limpeza verde, em tradução livre) é a limpeza de espaços feita com produtos e processos que não agridem o meio ambiente e não emitem poluentes quando utilizados. Por utilizarem em sua composição ingredientes vegetais biodegradáveis, os produtos "verdes" não se tornam poluentes ao entrar em contato com a água e percorrer seu caminho até o solo, rios, mar ou ar.

Mas você deve estar se perguntando: por que trocar meus produtos de limpeza por alternativas ecológicas? E a resposta é simples: é mais econômico, saudável e, obviamente, sustentável do que utilizar produtos de limpeza convencionais.

Um relatório publicado em 2018, na prestigiada revista Science Mag, declarava que as emissões de produtos que utilizamos normalmente em nossas residências (como os produtos de limpeza, por exemplo) também contribuem para a poluição atmosférica urbana tanto quanto os gases emitidos pelos carros.

A maior dificuldade em aderir ao green cleaning, talvez, esteja na mudança de hábito e na substituição dos produtos convencionais e de seus “perfumes” - que muitas vezes são como “parte da família” na hora dos cuidados com a casa - por alternativas sustentáveis e naturais.

Meu produto de limpeza faz mal?

Há uma grande variedade de compostos sintéticos nos produtos de limpeza convencionais que são nocivos à saúde e ao meio ambiente, podendo afetar o ar, os rios e até mesmo os animais e nós humanos, que passamos décadas manuseando esses produtos. Estes compostos estão entre as cinco principais classes de substâncias que causam envenenamento e, carregam em suas fórmulas, agentes cancerígenos, neurotoxinas, mutagênicos que causam desordens hormonais, entre outras complicações.

Um bom exemplo desses compostos nocivos são as fragrâncias sintéticas. Muito comuns nos produtos de limpeza convencionais, é um desafio encontrar um que não contenha tais substâncias em sua fórmula. O problema é que 95% dos compostos usados nessas fragrâncias são derivados do petróleo - e os compostos químicos derivados do petróleo já demonstraram que são capazes de causar fraqueza do sistema imunológico, problemas de aprendizado, alergias, infertilidade, câncer e outras doenças.

Ao utilizar produtos naturais você colabora para preservar não apenas o meio ambiente e o nosso planeta, mas também a sua saúde e a de todos ao seu redor. Abandonar produtos de limpeza convencionais que são tóxicos e causam alergias pode garantir mais qualidade de vida para animais de estimação e, principalmente, crianças.

Vantagem para o planeta, para a sua saúde e para o seu bolso!

Resumidamente, implementar a limpeza verde na sua casa ou no seu ambiente de trabalho ajudará a:

  1. reduzir a poluição de rios e mananciais;
  2. reduzir a exposição de pessoas a substâncias que causam alergia;
  3. reduzir a exposição de indivíduos a poluentes que podem causar câncer, doenças neurológicas, dificuldades no aprendizado, infertilidade, desequilíbrio hormonal, entre outras doenças;
  4. reduzir a produção de lixo e o consumo de plástico;
  5. preservar a qualidade do ar.

Economia e praticidade também são algumas das vantagens dos produtos de limpeza ecológicos. Afinal, quantos produtos convencionais você compra? Amaciante e sabão para lavar roupas, água sanitária, limpa vidros, lustra móveis, álcool, detergente…

São tantos itens de limpeza que pode não parecer possível fazer os seus próprios produtos com alguns poucos ingredientes - e muita economia! Você pode criar o seu próprio detergente natural ou um amaciante de roupas com o cheiro que você preferir, por exemplo. Para isso é só ter os ingredientes certos.

Então, o que não pode faltar na minha "aréa de serviço verde"?

Anota aí tudo que você deve ter em casa para começar hoje mesmo a sua "faxina ecológica":

  1. Vinagre branco (de álcool): excelente limpador natural, ele desinfeta (mas não abra mão da combinação "água e sabão"), desengordura e combate cheiros fortes. O vinagre ainda previne e combate o mofo e outros tipos de fungos, serve para limpar superfícies lisas e funciona como amaciante de roupas. No entanto, por ser ácido, pode manchar e corroer superfícies de pedras naturais, como granito e mármore.
  2. Sabão de coco em barra: facilmente encontrado, o sabão de coco limpa bem, tem um cheiro agradável e suave e é neutro. Mas atenção na hora da compra! Muitos possuem em sua fórmula sebo ou gordura animal, além de uma lista de ingredientes desconhecidos e fragrância artificial de coco. Outra opção é utilizar sabão de óleo de cozinha reutilizado, um produto ecológico e bastante acessível!
  3. Bicarbonato de sódio: um dos seus principais aliados na limpeza natural, o bicarbonato é um sal com pH básico e levemente abrasivo que absorve odores ruins. Devido à essas características, a reação que ocorre quando é combinado com o vinagre limpa áreas mais difíceis, como boxes de banheiros e pias entupidas. Para utilizá-lo, polvilhe sobre a superfície ou faça uma pasta com um pouco de água; em seguida é só passar o vinagre e um pano.
  4. Óleos essenciais:além de poderem ser usados como desinfetantes, os óleos são excelentes para dar perfume (e um cheirinho de limpeza) aos seus produtos naturais!
  5. Bucha vegetal ao invés da esponja plástica: você sabia que a esponja sintética de lavar louça é uma das maiores vilãs para o meio ambiente na sua cozinha? Por ter em sua composição plásticos muito específicos e carregar inúmeras bactérias, o que dificulta a sua reciclagem, as esponjas vão parar em aterros sanitários - quando não na natureza - e levam um tempo indeterminado para se decompor. Elas ainda possuem uma vida útil muito curta, considerando que o ideal é utilizá-las por não mais que 7 dias! Já as buchas vegetais (frutos de uma árvore que você já deve ter usado para tomar banho) cumprem a mesma função, só que de maneira mais ecológica. Elas podem ser descartadas na composteira, já que são biodegradáveis, e duram até 2 meses! Graças ao formato de suas fibras, a bucha vegetal é menos propensa à contaminação, dura muito mais e não risca a louça da sua casa. Você pode encontrar buchas vegetais de até 1 metro em feiras e mercados locais, o que é suficiente para lavar louça o ano todo! Além disso, comprando em feiras da sua cidade, você incentiva pequenos produtores rurais e encontra produtos com um preço menor. Mas atenção! É preciso manter a bucha vegetal sempre muito bem higienizada.

Com os ingredientes em mãos, tá na hora de fazer seus próprios produtos! A gente indica o livro "Uma Vida Sem Lixo - Guia para reduzir o desperdício na sua casa e simplificar a vida", de Cristal Muniz (@cristalmuniz), criadora do blog "Uma vida sem lixo" (@umavidasemlixo).

Por lá você encontra várias receitas de produtos de limpeza naturais - além de várias outras dicas para reduzir a sua produção de lixo.

Mas os produtos têm que ser caseiros?

Se você não tem paciência - ou tempo - para preparar seus próprios produtos e prefere comprar tudo que precisa já pronto para uso, você já consegue encontrar produtos green cleaning de marcas brasileiras nas prateleiras de alguns supermercados e lojas com produtos veganos e sustentáveis. Mas não se esqueça de priorizar as produções regionais.

Com pequenas atitudes no nosso dia a dia podemos cuidar melhor do meio ambiente e da nossa saúde. Substituir os seus produtos de limpeza por versões verdes e mudar a forma como você limpa a sua casa é mais do que possível, é necessário!

Então, bora começar a nossa faxina sustentável?

Green Cleaning

#govegan #greencleaning

Fontes: