Ahimsa
  • 2013
  • 2014
  • 2015
  • 2016

Esse ano completamos 3 anos e para nós é um momento de refletir e reforçar nossos valores iniciais.

Começamos a ahimsa com um propósito único de trazer calçados de alta qualidade para o mercado vegano. Uma ideia simples que surgiu de uma necessidade própria, já que nosso fundador não encontrava produtos com o visual que almejava. Percebendo que isso também era de interesse de outras pessoas, fomos expandindo a ideia para diversificar a linha de produtos e permitir um alcance maior de consumidores.

Atrelado ao propósito inicial, chegamos à conclusão que nossa missão seria espalhar nossas crenças através de nossos produtos. Todos os detalhes de embalagem, comunicação visual e atendimento, precisariam também transmitir nosso manifesto. Não agredimos, mas sim questionamos, e queremos provocar mudanças de hábitos.

Fábrica

No início de 2014, seis meses após a fundação, demos um de nossos maiores passos até hoje. Montamos nossa própria fábrica. Esse também foi um afunilamento em nossa visão inicial, nos incomodava muito ter nossos produtos fabricados por um terceirizado que também produzia com couro animal. Por isso, montamos a primeira, e até hoje única, fábrica de calçados 100% vegana do mundo.

Mundo

Em 2015, no nosso segundo aniversário, já estávamos espalhando nossos produtos por diversos cantos do mundo. Já era possível encontrar produtos ahimsa em lojas na Alemanha, Austrália, Áustria, Inglaterra, Portugal, Itália, Bélgica, Canadá, Uruguai e nos Estados Unidos. Montamos também nosso e-commerce internacional, permitindo que clientes do mundo todo também pudessem fazer parte desse movimento.

Materiais

Hoje, em 2016, vamos dar mais um passo na direção de disseminar nossa missão. De 2013 até hoje, os produtos da ahimsa foram feitos principalmente com materiais compostos de algodão, algodão reciclado e PET reciclado. Esses materiais são de ótima qualidade, sustentáveis e de fácil fornecimento. Foi a escolha natural para provarmos nosso conceito de que calçados de alta qualidade podem sim serem feitos de maneira consciente.

Vegan leather

Na próxima estação, iremos introduzir o vegan leather (poliuretano - PU) em nossa coleção. Isso não representa uma mudança em nossos valores, também não é uma guinada de 180º no que começamos, mas sim uma leve curva de 45º em nossa trajetória.

Nascemos com o propósito de criar produtos veganos de qualidade para aqueles que já os procuravam. Agora, com esse novo material, queremos abraçar uma quantidade muito maior de pessoas. Queremos atender a todos aqueles que buscam produtos legais. Além disso, pela primeira vez, com o uso desse material, conseguiremos atender clientes veganos, em ambientes profissionais como advogados(as), chefes de cozinha, veterinários(as), médicos(as), enfermeiros(as) entre outros, que até então não podiam utilizar produtos de algodão. Incluímos nessa lista também qualquer outra pessoa que até hoje não utilizava nossos produtos pelo quesito “atenção”. aqueles que não queriam ser rotulados de diferentes.

Queremos provar que o uso de couro animal é totalmente desnecessário, para isso iremos precisar emular seu visual.

No final, é simples, somos uma empresa vegana, e queremos acabar com o consumo de couro animal no mundo. Para isso, precisamos nos adaptar e nos tornar mais inclusivos. Tudo isso, sem perder nossos valores éticos e conscientes.

Coração