Processo de fabricação de calçados

Você sabe quais são os processos realizados até a finalização de um sapato? Para chegar ao seu formato final, o sapato passa por algumas etapas, que serão abordadas à seguir. Veja só!

Desenvolvimento

A primeira etapa da fabricação de um sapato começa no setor de desenvolvimento. Lá é onde nossa equipe de estilo entrega a ficha técnica contendo todas as informações da pesquisa que passa para as mãos do modelista, que desenhará o sapato na fôrma. À partir desse esboço, ele tem o molde do sapato, que deixa de ser um desenho 2D e passa a ser um quebra cabeça tridimensional.

Processo de fabricação manualProcesso de fabricação manual

Almoxarifado

No almoxarifado são separados todos os materiais presentes na ficha técnica que irão compor o sapato: o tipo de sintético ou tecido que será utilizado, e os metais, cordões, solas e etc. Nossa equipe confere a qualidade de cada item, antes de separá-los e encaminhá-los para a produção.

AlmoxarifadoAlmoxarifado

Corte

Separados os materiais necessários, os mesmos são levados ao corte, que pode ser feito por máquina ou através de um processo manual. Nesse setor, cortamos todas as peças que o modelista separou do molde da fôrma. Após serem cortadas, as peças são levadas à chanfração - local onde é feita o acabamento das peças de pesponto, a fim de que fiquem refinadas, e com espessuras uniformes.

CorteCorte

Pesponto

No pesponto é onde as peças são unidas para formarem o cabedal, que é como chamamos a parte de cima do calçado. Em grupo de 3 pessoas, fazemos as dobrações necessárias, e utilizamos cola de spray para assegurar as peças até que possam ser unidas pelas linhas de costura.

PespontoPesponto

Pré-Frezado

Enquanto a produção do cabedal (parte de cima do calçado) vai avançando no pesponto, no pré frezado acontece a confecção e o preparo do solado que vai se unir ao cabedal. Através da união de diversas peças, nossa equipe monta um sanduíche que completará o solado completo. É aqui que ela ganha o seu formato, sua coloração e acabamento para atingir o visual final desejado.

Pré FrezadoPré Frezado

Entreposto

Como dito no nome, nessa etapa, que fica entre o pesponto e a montagem, separam-se os demais materiais que vão se unir ao cabedal já pronto, com o restante das peças, para completarmos o processo de montagem e darmos início ao acabamento e finalização.

EntrepostoEntreposto

Montagem

Na montagem, que é um processo dividido em 3 etapas, moldamos o cabedal na fôrma e o preparamos para fixação do solado. Como primeira etapa, a máquina de montagem de bico faz com que o material do cabedal seja esticado e moldado à fôrma. Simultâneamente, a cola é adicionada para fixar a palmilha no cabedal. Na segunda etapa, fechamos as laterais do cabedal, e finalizamos na terceira etapa com o fechamento da base, ou traseira, do calçado.

MontagemMontagem

Acabamento

No setor de acabamento é onde damos todos os cuidados para que o sapato fique ainda mais bonito. Aqui na Ahimsa, nos calçados com Vegan Leather, nós usamos pasta de carnaúba, que garante durabilidade e dá mais vida ao sapato, que passa pela escova de lustro, onde recebe o alisamento e ganha mais brilho. Após esse processo, o sapato pode receber o solado.

AcabamentoAcabamento

Finalização

Nessa etapa o sapato é preparado para ser embalado. Após a colocação de cordão, enchimento e palmilha, o sapato passa pela revisão final e só depois é levado para o embalo, onde todos os últimos detalhes são ajustados - como a inclusão do saquinho para guardar o sapato e a cartinha assinada pela nossa equipe.

FinalizaçãoFinalização