Mensurar a dimensão dos nossos impactos é um passo necessário para a criação de políticas de fiscalização e controle, para combatermos seu crescimento.
Mas por que uma marca de calçados veganos está falando disso?
Acreditamos que marcas, ou qualquer empresa, que criam produtos de consumo, devem se responsabilizar pelos impactos causados por seus produtos.
Processos de desenvolvimento de produtos que priorizam sua sustentabilidade são essenciais para minimizarmos nosso impacto coletivo ao meio ambiente.
Em média, de um bovino, é possível extrair material suficiente para se produzir cerca de
10 pares de sapato
Em 2018, o desmatamento para abertura de novos pastos devastou 1,1 milhões de hectares na Amazônia e no Cerrado.
1,1 milhões
de hectares em um ano
Usando números de referência da Agropecuária, vemos que a média de produção das áreas de pastagem brasileiras é de 15 toneladas por hectare, e o consumo por animal é de 4% de seu peso por dia.
Ou seja, em 1 ano, um animal de 400 kg consome 5,8 toneladas de pastagem.
Com esses números, é possível estabelecer que é necessário 1 hectare de pastagem para cada 2,5 animais.
Estudos mostram que, para se produzir 1 par de calçados de couro, são necessários
17.100l de água
Considerando que um banhoconsome cerca de 60 litrosde água, essa quantidade de água seria o suficiente para 285 banhos
Enquanto isso, calçados feitos com materias sintéticos consomem
14 vezes
menos
água que calçados de couro
De acordo com dados de 2018, somos o 4º maior produtor, de lixo do mundo. Gerando cerca de
79 milhões
de toneladas
de lixo por ano
Desse total, 40% foi descartado de forma incorreta.
Apenas nos setores industriais, cerca de 183 mil toneladas de resíduos são descartadas por dia. Isso é equivalente ao peso de
45.000elefantesA reciclagem é uma solução crescente, sendo ideal para grande parte dos resíduos sólidos gerados pelas indústrias. Para simplificar e abranger esses processos, temos no Brasil o Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos, gerido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria)
Esse sistema atualmente reúne
que disponibilizam ou demonstram interesse por resíduos normalmente descartados.
Já pensou como seria se cada empresa fosse responsável pelo lixo gerado durante o seu processo industrial e também pelo pós-vida de seus produtos?
Considerando nossa produção anual atual, com sua ajuda, contribuímos para que seja desnecessário abater quase
2.000
animais
Em 2021, quando completamos 8 anos de existência, o número de animais possivelmente salvos chega a quase
11.000
animais
Utilizando os números anteriores sobre a quantidade de animais que vocês nos ajudaram a salvar em 8 anos de Ahimsa, juntos possivelmente evitamos que outros 4.400 hectares fossem devastados para servirem de espaço para áreas de pastagem.
Isso é o equivalente a
4.000
campos de futebol
Com base em nossa produção anual atual, se utilizássemos insumos de origem animal, o total de matéria prima necessária para nossa produção consumiria
342 milhões
de litros de água
Em 8 anos de existência, esse número chega em
1.5 bilhões
de litros de água
economizados com nossa produção que não utliza insumos de origem animal
Aqui na Ahimsa, somos parceiros de uma empresa especializada na coleta e encaminhamento correto de todos os nossos resíduos. Sejam esses sólidos ou líquidos, contaminantes ou não contaminantes, todos recebem o destino correto para minimizar qualquer dano ao meio ambiente.
Desde 2010, temos no Brasil a Lei 12.305/2010, que estabeleceu instrumentos legais para a implementação dos princípios de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Porém essa lei ainda não se aplica a todas as indústrias, sendo aplicada principalmente na responsabilidade sobre o recolhimento (logística reversa) e descarte apropriado de embalagens contaminadas.
Questionar como cada um de nós pode, de alguma forma, contribuir para preservar o meio ambiente é essencial para a sua preservação. Afinal de contas, preservar a natureza é preservar a si mesmo.
Quando você achar que o produto não serve mais para você, é hora de fazer o descarte correto, que poderá beneficiar outras pessoas.
É ai que entra o (RE)cycle.
Vem conhecer