Vegan Leather
PU

O Vegan Leather é feito de poliuretano ou simplesmente PU, como é normalmente conhecido. É um material muito abrangente no mercado. Esse fator foi crucial em nossa decisão de optar por ele, ao invés de outros. Antes de darmos mais detalhes, saiba que esse material hoje é utilizado na confecção de colchões, roupas, travesseiros, bancos de carro, sofás, pneus, vernizes, isolamentos térmicos e mais outros milhares de aplicações. Até o teto do estádio olímpico de Londres em 2012 foi feito com esse mesmo material. Sua proliferação o tornou onipresente em diversas indústrias, como a de calçados.

Reciclagem

Sim, vamos apontar para o elefante na sala. O PU é oriundo da exploração de petróleo, porém diferente de outros segmentos dessa exploração, e por sua disseminação impressionante, toda a indústria está empenhada em torná-lo sustentável. Nos últimos anos, o processo de reciclagem do PU avançou muito. Hoje ele já é reaproveitado em blocos de concreto, asfalto, pisos de academias, pistas de atletismo e também em determinados segmentos da indústria de calçados.

Fungo

Além dos pontos mencionados acima, vale mencionar que um grupo de estudos descobriu que uma espécie de fungo equatoriano é capaz de tornar o PU biodegradável em condições aeróbias e anaeróbias. Isso é muito promissor e pode ajudar muito na redução de resíduos gerados por esse material.

Resultado

Como qualquer outro material, 99% do resultado de seu potencial sustentável fica nas mãos do usuário, que deve dar o fim correto para o produto após seu uso. Por isso, a ahimsa se compromete a ajudar seus consumidores a descartar corretamente esses produtos que julguem ter chegado ao fim de suas vidas e inadequados para doação. Isso vale também para nossos produtos tradicionais, que não utilizam o PU em sua composição.

Queremos mudar o mundo e não vamos medir esforços.

saiba mais